terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Saiba como evitar a retenção de líquidos

Sabe quando aparece os inchaços? Quando colocamos aquela calça jeans e está muito apertada, fazendo-nos engordar até 2 quilos em um único dia, isso pode ser um sinal que seu corpo não está conseguindo eliminar os líquidos., o que existem várias causas. Saiba como evitar a retenção de líquidos e estar sempre com seu corpo lindo e esbelto.


Causas da retenção de líquidos

Existem inúmeros fatores que causam a retenção de líquidos. As alterações hormonais são as principais, e acontecem geralmente no período da TPM (Tensão pré Menstrual) e da gravidez. Também podem ser causadas por extress contínuo, pois mexem com os hormônios. Há má alimentação com pouca ingestão de líquidos e muito sódio é outro fator que faz o organismo reter mais água e toxinas, assim como o sedentarismo, os problemas posturais, as variações na pressão sanguínea e o excesso de proteínas no sangue.
A genéticas e doenças como problemas na tireóide, fígado e coração, são fatores que tem como consequencia a retenção de líquidos.

Como descobrir se estou retendo líquidos?

É bem simples saber se você está retendo líquido no seu organismo. Comprima regiões com pouca gordura, como a área do tornozelo, se ficar marcada é sinal de que você está acumulando líquidos, isso acontece porque os líquidos ficam armazenados nos tecidos periféricos.

Como evitar o armazenamento de líquidos?

Consulte sempre o seu médico para saber o real motivo da acumulação de líquidos. Siga as dicas abaixo;


- Beba bastante água durante todo o dia (2 litros)
- Beba chá diurético como o chá de hibisco, de dente de leão, de cabelo de milho, de cavalinha, de sete sangrias, pois ele ajudam os rins a eliminar os sódios;
- Coma muito alimento diurético, tais como abacaxi, o agrião, o repolho a salsinha, o broto de feijão o maracujá, melancia, o peppino, a berinjela, o tomate, alface entre outros.
- Diminua drasticamente a quantidade de sal e de condimentos da sua alimentação, pois são os principais fatores da retenção de líquidos;
- Diminua o uso de adoçantes;
- Faça atividades físicas regularmente;
- Faça drenagem linfáticas, pelo menos 1 vez na semana;
- O excesso de peso faz com que a circulação fica mais lenta, promovendo assim o acúmulo de líquidos,postanto, faça dietas e exercícios para perder os quilinhos a mais;
- Caso estiver grávida, evite ganhar peso em excesso, e reduza a ingestão de sal, alimente-se com bastante frutas, verduras e legumes, ao final do dia deixe as pernas levantadas no sofá ou com ajuda de uma almofada.

A ingestão de 2 litros de água diariamente, seguindo todas as dicas você vai começar a notar resultados dentro de alguns dias. O rim precisa estar acostumado a receber hidratação para que o organismo não precise acumular água.

Aline Silveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário